sexta-feira, 15 de maio de 2009

Texto criado por: Ana Carolina, Edilaine Ruth, Fernanda Aramuni, Maria Cecília, Rafaela Andrade, Roberta Duarte.

Educação a distância: os ambientes virtuais e algumas possibilidades pedagógicas

Com base no texto de Prado, a educação a distância na atualidade tem ganhado destaque e isto tem levado muitos educadores a repensarem suas práticas. Os recursos disponíveis na sociedade em rede são vastos e o professor deve saber articulá-los tendo em vista uma melhor aprendizagem do aluno.

Existem disponíveis várias informações na rede, o que garante o acesso a todos. Porém garantir o acesso não assegura a aquisição de conhecimento. Informação não é o mesmo que conhecimento. Na sala de aula o professor tem a intenção de transmitir conhecimento, mas o conhecimento não se transmite, este deve ser construído. Desse modo, para o indivíduo adquirir conhecimento ele deve interpretar e dar sentido a informação que lhe foi repassada.

Na educação a distância são várias as ferramentas disponíveis, entre elas podemos citar: Fórum de Discussão, Portfólio e Chat. Por meio destas ferramentas é possível estabelecer diversas situações de aprendizagem dependendo do objetivo do professor e das características dos participantes. Em todas estas ferramentas o professor é um mediador deste processo, cabendo a ele dinamizar os recursos a fim de provocar o interesse e envolvimento dos alunos no processo educativo.

Nesse sentido, percebe-se que na educação a distância aspectos positivos são encontrados desde que haja um compromisso pedagógico dos professores que nela atuam. Assim, como na utilização do lúdico em sala de aula em que o professor deve ser mediador, contextualizando o brincar em favor da construção do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário